Tiradentes Concurso

Notícias

 

De acordo com a Lei Orçamentária deste ano (veja abaixo), o concurso do Detran Ceará 2017 terá a despesa total de R$360.000,00. A jornada de trabalho de ambos os cargos chega a 40 horas semanais. O último concurso aconteceu em 2006, quando contou com 200 vagas distribuídas entre as funções de Agente (130) e Fiscal (70).

 

Informações preliminares dão conta que o concurso contará ainda, com oportunidades de nível superior nos cargos de analista de trânsito e transporte. O concurso Detran/CE está sendo aguardado desde o dia 17 de dezembro, quando a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-CE), aprovou a mensagem do governador Camilo Santana, no sentido de criar o novo plano de cargos e salários do departamento. “O próximo passo é trabalharmos para lançar o concurso público do Detran, trazendo o ingresso de mais servidores que se somarão aos atuais para ampliação dos serviços no âmbito do trânsito e do transporte”, foi a nota divulgada pela diretoria do DETRAN/CE no final do ano passado.

 

Requisitos do Concurso do Detran CE 2017

Para concorrer as vagas do Concurso Detran/CE, os candidatos devem ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou português amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica; ter concluído o ensino médio (antigo 2º grau) ou equivalente, ter, no mínimo, 18 anos completos; estar em dia com as obrigações eleitorais e, quando do sexo masculino, também com as obrigações militares; não possuir antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos, comprovado mediante apresentação de Certidão Negativa expedida pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal (civil – inexistência de sentença de interdição – e criminal – ausência de antecedentes criminais) da cidade de origem, nos últimos 5 (cinco) anos;ter aptidão clínica, física e psicológica para o exercício das atribuições do cargo; e possuir carteira nacional de habilitação – CNH, no mínimo de categoria B. As exigências do último certame devem se manter para o próximo edital do Detran-CE.

 

Sobre os cargos do Concurso do Detran CE 2017

Conforme já visto, o Detran/CE conta com vagas para Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte. Mas o que faz cada um? De acordo com o órgão, os cargos têm as seguintes atribuições:

 

O Agente de Trânsito tem missão de cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito no âmbito de suas atribuições; operar o trânsito de veículos, de pedestres, de ciclistas e de animais, assegurando a fluidez do tráfego e promovendo a segurança viária; executar a fiscalização de trânsito, autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas as infrações de trânsito; executar a programação de educação e segurança de trânsito

 

 

Já o Fiscal de Transporte deve cumprir e fazer cumprir a legislação e normas regulamentares dos transportes públicos de passageiros do Estado do Ceará; executar a programação de fiscalização definida pelo DERT, realizando “blitz” programadas, seguindo os procedimentos de fiscalização, e ainda autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas as infrações prevista na regulamentação dos transportes públicos de passageiros; elaborar relatórios e emitir laudos; executar a programação de campanhas educativas, visando o bom funcionamento do sistema de transportes públicos de passageiros.

Notícias Relacionadas:

Alunos Aprovados

Subtítulo que fala da quantidade de alunos aprovados.

VEJA TODOS

Seja o primeiro a receber informações

Cadastre-se e receba informações gratuitas sobre concursos públicos!

Compartilhe

      

CENTRO: (85) 3226.8000    |  OLIVEIRA PAIVA: (85) 3275.9000  |   ITAPERÍ:  (85) 3292.2216 - © Tiradentes Concursos 2017